1. INTRODUÇÃO:
A Câmara Municipal de Mantenópolis apresenta sua Carta de Serviços ao Cidadão, com orientações sobre o acesso e uso dos serviços oferecidos.
O Poder Legislativo, como é conhecido, oferece diversos serviços para acesso a informações sobre o processo legislativo, a atuação fiscalizatória e a representação exercida pelos parlamentares, cumprindo assim três funções que lhes são primordiais: representar o povo, legislar sobre os assuntos de interesse local e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.
Nesse contexto, a Câmara Municipal de Mantenópolis discute e vota propostas referentes às áreas econômicas e sociais, como educação, saúde, transporte e habitação, entre outras, e também fiscaliza o emprego dos recursos arrecadados da população com o pagamento de tributos.
2. MISSÃO, VISÃO E VALORES:
2.1. MISSÃO:
A missão da Câmara Municipal de Mantenópolis, como órgão do Poder Legislativo, é exercer as funções inerentes à sua competência, em especial as legislativa, fiscalizadora, investigatória/julgadora e administrativa.
2.2. VISÃO:
Exercer as funções de sua competência para alcançar benefícios concretos para a população, buscando a concretização dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção do consumidor, à maternidade, à infância, à assistência dos desamparados, aos transportes, à habitação e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, dentre outros direitos assegurados pela legislação em vigor.
2.3. VALORES:
Autonomia institucional, compromisso, transparência, independência funcional, moralidade e eficiência na busca de resultados favoráveis aos interesses da população.
3. SERVIÇOS AOS CIDADÃOS:
3.1. Produção e Participação Legislativa:
Como órgão do Poder Legislativo a Câmara Municipal de Mantenópolis tem como principal função legislar, ou seja, deliberar os projetos que lhes são apresentados, seguindo para isso um rito ou procedimento chamado processo legislativo.
O acompanhamento dos projetos que tramitam pela Câmara pode ser feita, além de presencialmente na sede da Câmara, pelo sítio oficial https://spl.cmm.es.gov.br/, que contém a cópia e a tramitação de todos eles, além das normas jurídicas que deles se originam.
3.2. Enquetes e Sondagens:
A Câmara realiza, por meio de sua Ouvidoria, enquetes e sondagens sobre diversos temas de interesse público e social relacionados à função que exerce.
Essas enquetes e sondagens podem ser presencias, quando os servidores realizam trabalho de campo, e on-line, quando são realizadas por meio de site ou e-mail.
3.3. Notícias:
A Câmara publica periodicamente notícias sobre sua atuação, a atuação parlamentar, projetos e outros temas de interesse público e social.
Utiliza para isso predominantemente o site oficial https://homologacao.cmm.es.gov.br/noticia
3.4 Informações:
Atendimento a demandas por informações referentes às atividades legislativa, parlamentar, fiscalizatória e institucional da Câmara, com fundamento na Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011).
A maior partes das informações envolvendo o Poder Legislativo já consta devidamente publicada no site o que não exclui entretanto o direito a qualquer pessoa de pedir informação que tenha sido produzida pela Câmara ou esteja sob a sua guarda.
A Câmara disponibiliza ao público os seguintes canais de atendimento:
1) Atendimento presencial: feito na sede, situada à Rua Prefeito William Benjamim, 232 Centro - Mantenópolis/ES - CEP: 29770-000 de Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00
2) Atendimento telefônico: pelo telefone (27) 3758-1125 nos dias e horários indicados no item anterior.
3) Atendimento eletrônico: no site da Câmara, no link https://homologacao.cmm.es.gov.br/e-sic, no E-SIC
3.5. Denúncias, Reclamações e Elogios:
Atendimento de demandas referentes a denúncia sobre irregularidades ou ilegalidades, no âmbito administrativo, ou relacionadas aos campos temáticos ou atividades das comissões parlamentares.
Preferencialmente deve-se utilizar para este fim o atendimento eletrônico no site da Câmara, link https://homologacao.cmm.es.gov.br/e-ouv, no E-SIC, o que não exclui, entretanto, a possibilidade de se protocolar a denúncia mediante atendimento presencial.
Além disso os canais acima descritos também estão abertos para reclamações, sugestões ou elogios referentes aos serviços ou à atuação da Câmara Municipal de Mantenópolis e de seus agentes.
3.6 Visita Orientada para Estudantes e Cidadãos
Visita orientada às dependências da sede da Câmara, com explanação dos serviços e produtos oferecidos, além de explicação sobre as funções do Poder Legislativo, dos Vereadores e o importante papel da sociedade na democracia.
O roteiro de visita inclui os locais onde são exercidas as funções relacionadas à Câmara, como o Plenário, salas de reuniões, gabinetes de vereador etc, sendo guiada por servidores que também explicam diversos assuntos relacionados
Tem por público-alvo estudantes, organizados preferencialmente em turmas escolares, pesquisadores e a sociedade em geral, devendo os interessados fazerem contato com a Câmara para realizar agendamento prévio.